Objetivo da Escola

O COLÉGIO ADÉLIA COSTA E SILVA, escola que atende as etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, propõe uma educação humana integral, realizada por uma ação educativa capaz de contribuir, para a formação crítica, ética, social e política do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.
O educando é protagonista de sua própria formação, ou seja, é o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, participando do planejar, do executar e do avaliar. Nessa proposta, a educação promove sua autonomia, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral.
O Colégio atua com base na Pedagogia Renovada que defende a ideia da autoaprendizagem, onde o aluno aprende a aprender e aprende fazendo; e também, visamos um ambiente educativo acolhedor em que todos vivem a missão em clima de corresponsabilidade e mútua colaboração..

MISSÃO

O COLÉGIO “ADÉLIA COSTA E SILVA” tem por objetivo a formação integral do aluno com uma consciência social, crítica, solidária e democrática, onde o aluno, inclusive se portador de necessidades especiais, vá gradativamente se percebendo como agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das relações entre os homens em sociedade, através da ampliação e recriação de suas experiências, da sua articulação com o saber organizado e da relação da teoria com a prática, respeitando-se as especificidades da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

VISÃO

Quando projetamos o futuro, temos clareza de que ele não poderá ser pautado por critérios de autêntica justiça social e respeito pelas individualidades caso as estruturas sociais e os mecanismos de dominação vigentes não sejam superados. O mundo que queremos construir não se utiliza, de métodos alienantes dos quais a nossa sociedade hoje lança mão para se auto-reproduzir. Não alcançaremos a sociedade que desejamos utilizando-nos de práticas, ações, hábitos que representam justamente o contrário de tudo aquilo que sonhamos: um mundo justo, solidário e humano.

VALORES

Quando olhamos para a sociedade e procuramos chegar a alguma constatação sobre o que vemos e sentimos, percebemos várias considerações. Os fenômenos que entendemos serem os mais relevantes, quando queremos caracterizar o mundo, são aqueles que, de acordo com as nossas experiências de mundo e valores compartilhados, nos parecem estar tão presentes na realidade existencial humana, que não podem ser esquecidos, se quisermos efetivamente uma leitura contextualizada com a realidade em que vivemos.
Tudo o que se relaciona às desigualdades sociais, no sentido de buscar definir a realidade contemporânea, nunca poderá esgotar a complexidade dos fenômenos de conflitos, contradições e de lutas que estão materializados em nossa realidade.