A formação do aluno do Ensino Fundamental II passa por uma abordagem de aprofundamento da reflexão crítica sobre os conhecimentos, dada a maior capacidade de abstração dos estudantes. Nessa etapa, os aprendizados anteriores são ressignificados, permitindo a ampliação do repertório.
Ao pensarmos em habilidades socioemocionais, essa etapa, marcada pela transição da infância para a adolescência, requer um olhar atento para a ampliação dos vínculos sociais, das possibilidades intelectuais e uma abordagem com foco na autonomia do aluno para que ele aprenda a aprender e que leve essa postura em relação ao conhecimento por toda a sua vida como um empreendimento pessoal e acadêmico com vista ao protagonismo.